quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Lar dos Velhinhos participa da SIPAT na SABESP

Iniciou nesta segunda feira, 09 de agosto, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), na Empresa SABESP de Mococa.

Por ser uma empresa focada na questão Responsabilidade Social, este ano o tema abordado foi “Voluntariado Empresarial”.

Por isso, a SABESP convidou a presidente e a coordenadora dos voluntários do Lar dos Velhinhos de Mococa, a Maria Lúcia Pisani Jerozolimski e a Ana Bertasso Spada (Zuka) respectivamente, para falarem da experiência do projeto de Voluntariado do Lar.

A Gerente Administrativa da SABESP, Valeria Moreira Passoni, abordou em sua palestra conceitos sobre o tema e fez um resumo das ações que a empresa realizou nos últimos anos.

Falou dos oitos desafios do milênio, que em 2000, a Organização das Nações Unidas, ONU, estabeleceu as "8 Metas do Milênio", as quais foram aprovadas por 191 países da ONU (em Nova Iorque). As unidades federativas de governo, inclusive o Brasil, se comprometeram a cumprir os 8 objetivos, que seguem abaixo, até o ano de 2015.

1. Acabar com a fome e a miséria

2. Educação básica e de qualidade para todos


3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher

4. Reduzir a mortalidade infantil

5. Melhorar a saúde das gestantes


6. Combater a AIDS, a malária e outras doenças


7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente

8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

Projetou um filme muito interessante “Guerreiros sem arma”, um projeto criado em 1999 pelo Instituto Elos, em Santos-Sp, que acontece a cada 2 anos.

Link do filme: http://www.youtube.com/watch?v=WoEaewZxIl0

Maria Lúcia, presidente do Lar dos Velhinhos relatou a experiência da instituição em receber os voluntários e a sua importância, principalmente em assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. Neste desafio tem como parceiro o Centro de Voluntariado de Mococa que auxiliou na estruturação do projeto e na preparação dos voluntários.

A coordenadora dos Voluntários, Zuka, projetou um vídeo sobre o projeto de Voluntariado no Lar dos Velhinhos e comentou sobre a experiência do voluntário na instituição, hoje com cerca de 40 voluntários regulares e que teve a participação de mais de 80 pessoas nestes quase 3 anos de operação.

Ressaltou que todos podem ser voluntários e que existem inúmeras formas de participar, seja ela grande ou pequena e o voluntário é aquele que doa seu conhecimento e seu tempo em benefício da comunidade e que esse ato de dedicar-se a uma causa social e comunitária causa um enorme impacto tanto em quem ajuda quanto em quem é ajudado.

Para informações entre em contato: faleconosco@voluntariadomococa.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário