segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Sessenta ponto quatro


Paul McCartney completou 24 anos quando os Beatles gravaram pela primeira vez "When I'm Sixty-Four" ("Quando eu tiver 64 anos").
Ele só tinha 15 quando escreveu a música, que foi incluída no legendário álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", em 1967.O Beatle imaginava que nesta faixa etária teria a vida comum e tranquila do senhor que ele descreve na música, cuja letra diz: "podemos alugar uma cabana na Isle of Wight" ou "você pode tricotar uma suéter ao pé da lareira”.Quarenta anos depois, muita coisa mudou. O McCartney de sessenta ponto quatro já vendeu mais de 400 milhões de discos e comemora 50 músicas que foram número um das paradas. O garoto que pensava viver em uma casinha alugada na Ilha de Wight tem, hoje, uma fortuna pessoal estimada em US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 3,37 bilhões) três netos, apesar dos nomes não serem Vera, Chuck e David, como na música e mesmo sem estar perdendo o cabelo tingido sua vida não parece em nada com o projeto da música. Sua realidade é um furacão, assim como a de muitas pessoas de sua idade. Com as novas descobertas estéticas e farmacêuticas a velhice passou para outra faixa.

Moda madura

Recebo muitas cartas via e-mail de leitoras maduras pedindo conselhos sobre o que usar em uma estação de cinturas baixas e vestidinhos infantis? Claro que ninguém vai sair fantasiada com as roupas da neta, mas acompanhar de perto os lançamentos da moda ajuda a renovar a aparência sem deixar ninguém com cara de paquita “old generation”.Os contemporâneos de Paul Mc Cartney hoje em dia frequentam academias, fazem atividades de aventura, estão ainda no mercado de trabalho, viajam, estudam, namoram, vão a bailes e têm vida social intensa.As tendências para as pessoas maduras não significam renegá-las a um padrão estético preconceituoso com roupas pesadas, sem estilo, “recatadas demais”, ou equivocadas. Como em qualquer idade, as pessoas têm gostos distintos, umas preferindo um decote ou uma saia mais curta, outras estampas e cores mais fortes, algumas fiéis a padronagens e estilos clássicos, outras cheias de ousadia e personalidade. Mesmo quando envelhecemos mantemos nosso gosto pessoal, e isto precisa ser respeitado.

Vestindo de acordo com a idade

Não existe moda específica para as mulheres nesta faixa de idade. Alguns detalhes são importantes como roupas confortáveis, de fácil manutenção, com fechamento facilitado por botões ou fechos mais práticos, decotes não tão ousados, eventuais transparências bem localizadas, cinturas mais altas, tecido com tecnologia específica, golas que não incomodem, calçados funcionais, lingeries bonitas e com mais sustentação para pessoas com sobrepeso.O que define o que pode ou não ser ideal para cada idade leva em consideração muito mais o tipo de corpo e atividade social e profissional que a quantidade de aniversários. Porém, se exageros ou extravagâncias muitas vezes comprometem quem tem 18 anos, imagine com algumas dezenas de aniversários a mais.Mulheres magras poderão adotar novidades, adaptando-as ao seu tipo de vida e silhueta. Quem está fora de forma pode optar por um estilo de vestir mais conservador e ousar nos acessórios.Mas em todas as estações existem itens ou cores que podem diminuir ou aumentar visualmente a idade.

Por Xico Gonçalves*

*Xico Gonçalves é jornalista e especializado em moda. Atualmente colabora como colunista nos cadernos de domingo dos Jornais Zero Hora e Diário Catarinense, além de escrever para diversas revistas e sites de moda. Lançou o livro “ABC da Moda”, em 2004, que está esgotado e serve de referência para muitas lojas e escolas de moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário