terça-feira, 24 de maio de 2011

Inaugurada nova ala no LAR

Aconteceu no dia 15 de maio (domingo), pela manhã, uma grande festa para comemorar a inauguração da Nova Ala Masculina, agora chamada de Novo Lar. A Filarmônica Mocoquense apresentou-se e deu o tom de muita alegria e sensibilidade ao evento.

Para a diretoria do LAR, a inauguração foi um momento de muita emoção, pois a nova ala proporcionará aos idosos mais conforto e qualidade de vida. A obra faz parte de um ambicioso conjunto de ações que visam adequar todas as instalações do Lar dos Velhinhos aos padrões mais elevados de exigência para a vida dos idosos. Em 2009 a diretoria concluiu o Plano Diretor com todas as diretrizes para a readequação físico-funcional das instalações do Lar do Velhinhos. O Plano foi coordenado pela arquiteta curitibana Sandra Pinho Pinheiro, especializada em arquitetura sustentável e em arquitetura para a área de saúde e que desenvolveu um projeto semelhante para a Santa Casa de Misericórdia de Mococa.

A readequação física e funcional vai oferecer melhores condições técnicas e de apoio para a equipe de profissionais; cores claras e coloridas, aumento do nível de luminância e a maior integração visual com o exterior vão proporcionar um salto de qualidade ambiental, promovendo o bem estar físico e psicológico de todos os usuários.”

Como não é possível desativar todo o Lar dos Velhinhos para se fazer uma reforma geral, é necessário estabelecer uma logística de implantação das unidades que serão acolhidas, e ao mesmo tempo relocar algumas unidades existentes para locais definitivos já reformados. O objetivo também, é que, paulatinamente o Lar dos Velhinhos vá sendo recuperado em sua estrutura física, se adequando a novos sistemas de abastecimento e com equipamentos mais modernos, permitindo uma manutenção adequada e racionalização dos recursos naturais e energéticos. Assim sendo, após amplo debate envolvendo funcionários, gerentes, diretoria e conselheiros foi estabelecida a meta de readequação do prédio novo que começou a ser edificado em 2002. Optou-se por iniciar com o a conclusão do andar superior e com a acomodação dos residentes da ala masculina que se encontra em piores condições técnicas.

A nova Ala é uma obra que só foi possível graças ao vitorioso esforço do Grupo GALVE (Grupo de Apoio ao Lar dos Velhinhos)que além de executar inúmeros eventos para a arrecadação de fundos para a reforma, conseguiu ainda a imprescindível colaboração do arquiteto mocoquense Lucas Paroli que voluntariamente coordenou o projeto executivo e a execução da obra através da Paroli Arquitetura.

A nova ala tem aproximadamente 508 metros quadrados, 14 quartos com 28 leitos, cercados por amplo terraço e um corredor central. Dispõe ainda de cozinha, sala de televisão, posto de enfermagem e recepção, com acesso fácil às alas antigas. Além de novos móveis e equipamentos também foram incorporadas todas as facilidades de segurança aos idosos como a adequação das aberturas das portas, os corrimões. Um adequado sistema de aquecimento solar de agua foi instalado com o apoio da CPFL, e também foi realizada a adequação de todo o sistema elétrico do prédio. Agora todos se voltam para a próxima etapa, reformar a ala térrea para acomodar os residentes da ala feminina, o mais breve possível.

Este foi mais um grande passo na história deste Lar, que no próximo 20 de junho estará completando 91 anos de existência. Hoje o lar conta com 51 residentes e a data foi escolhida para comemorar também o aniversário de 100 anos de Dona Geralda que já está no Lar há 47 anos. Ela e o Sr. José Nilo cortaram a fita de inauguração em nome de todos os demais residentes.

Na inauguração houve também a apresentação de um vídeo sobre a vida de Dona Geralda, (video abaixo) benção na nova ala realizada pelo Pe. Paulo e visita dos convidados às novas instalações.

O Prefeito Toni Naufel e Vereadores parabenizaram a diretoria, funcionários do Lar , o Galve e todos os apoiadores da comunidade por mais essa conquista.

Um comentário:

  1. Excelente!
    " O começo é a metade do todo " Pitágoras

    Bola pra frente gente! Quando inauguramos a ala térrea ??????

    ResponderExcluir