quinta-feira, 24 de março de 2011

Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa 2010 - Edição Inezita Barroso


Em Maio de 2010 o Lar dos Velhinhos de Mococa inscreveu o projeto de arte, cultura e lazer “Oficina dos Sentidos” para Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa 2010 - Edição Inezita Barroso da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC).

O Projeto Oficina dos Sentidos surgiu em meados de 2008 pela iniciativa de um grupo de voluntários. São oficinas direcionadas à promoção cultural, integração social e lazer com atividades de: Artesanato, Bordado e Música.

As oficinas culturais são peças chaves para a manutenção da saúde mental e física dos idosos, isto porque promovem de forma regular e cotidiana o estímulo ao pensamento, à criatividade, cognição, coordenação motora e resgate convívio social.

O Projeto foi aprovado em todas as fases do Concurso, legitimando o trabalho voluntário sociocultural realizado no Lar dos Velhinhos. O Projeto Oficina dos Sentidos foi selecionado dentre as principais proposta, porém não levou o prêmio. Apenas 6 projetos na região Sudeste, destinados a alguma ação cultural para idosos, foram premiados com verba para desenvolvimento cultural.

Para legitimar nossos esforços recebemos um certificado de participação do Concurso, convite dos organizadores para novos Prêmios na área e uma mensagem de incentivo para promoção cultural para os idosos do Lar dos Velhinhos.

Este concurso foi a primeira experiência com foco em Projetos Culturais do Lar dos Velhinhos, estamos felizes em saber que chegamos perto, que nosso trabalho é reconhecido e que podemos melhorar sempre.

Agradecemos a todos os voluntários que propiciam, de alguma forma, as oficinas dos sentidos e ao desenvolvimento sócio cultural dos residentes do Lar. Obrigada!





Nenhum comentário:

Postar um comentário