sábado, 2 de outubro de 2010

1º Fórum Municipal do Idoso

Aconteceu nesta quarta-feira, 29 de setembro, o 1º Fórum Municipal do Idoso, em Mococa. O anfitetaro do Colégio Maria Imaculada recebeu um muito atento público de vários segmentos para ouvir as três palestras, que ofereceram números e material para discussão sobre a denominada "Terceira Idade", ou "Melhor Idade", como já apresentam a faixa etária dos 60 anos em diante. Através de Henrique Jerozolimski, e com apoio de várias entidades de Mococa, entre elas, a Prefeitura Municipal, as Faculdades da Fundação-Funvic, Leão Diesel e Associação Comercial e Industrial de Mococa, além do Conselho Municipal do Idoso, espera-se abrir amplo debate sobre as necessidades e direitos do idoso.

Henrique trouxe dados expressivos sobre o crescimento da população maior de 60 anos no Brasil que, em 1950 era de 2.210.318; em 2000, 14.536.029 e em 2040, serão 55.555.955 idosos. Como exemplo, mostrou gráficos mundiais e sua evolução, uma vez que a expectativa de vida aumentou em vários continentes; entretanto, segundo a Drª Tomiko Born, os problemas básicos do desenvolvimento de uma política mais equânime ainda não foram devidamente solucionados.
A primeira palestra, do Promotor de Justiça, Dr. André Vitor de Freitas, focou justamente o Estatuto e Direitos, — Lei Federal nº 10.741/03 — que estabelece os Direitos Fundamentais (vida, liberdade, respeito, dignidade, gratuidade e prioridade no atendimento em muitos serviços públicos, entre outros itens) e também a Política de Atendimento ao Idoso e acesso à Justiça.
A Drª Tomiko Born (Professora Universitária e Assistente Social, pós-graduada pela Universidade de Colúmbia - EUA) mostrou as mudanças físicas, mentais e sociais que o ser humano passa a sofrer a partir dos 45 anos e apresentou opções e estratégias para a velhice bem sucedida e com mais qualidade de vida.
O Dr. Luciano Pimenta (pneumologista pela UNICAMP e especialização em Geriatria pela USP) também focalizou a qualidade de vida e como desfrutar dela em qualquer idade. Incentivar uma vida saudável, promover nutrição equilibrada, a autoestima, praticar alguma atividade física, e amenizar o impacto de perdas que ao longo da vida invariavelmente sofrermos, foram alguns dos tópicos de sua palestra.

Bem. Está aí, a primeira proposta para uma longa e, quem sabe, duradoura discussão acerca da garantia dos Direitos do Idoso e seus consequentes desdobramentos. Que nossa cidade se dê conta de que, igualmente — assim como no mundo todo —, estamos com mais e mais pessoas atingindo a "melhor idade". Que ela seja, então, rodeada por cuidados especiais, carinho e qualidade de vida.

Fonte: Página de Idéias (http: //www.paginadeideias.com.br/index.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário