quarta-feira, 28 de março de 2012

Programa de Treinamento para cuidadores de idosos do Lar dos Velhinhos de Mococa

Em 27/03/2012 o LAR dos Velhinhos Dr. Adolpho Barretto deu início ao Programa Permanente de Treinamento de Cuidadores de Idosos voltado ao aperfeiçoamento profissional de todos os colaboradores e voluntários que exercem atividades na instituição, visando prepara-los para a operacionalização de um elenco de atividades, que incluiu, entre outras, a prevenção de perdas, a manutenção e a recuperação da capacidade funcional da população idosa e o controle dos fatores que interferem no estado de saúde desses residentes.
O programa é uma oportunidade para os Cuidadores de Idosos se capacitarem teoricamente e adquirir conhecimentos básicos sobre geriatria e gerontologia (ciência que estuda o envelhecimento humano). Aborda o envelhecimento no Brasil e no mundo, o Estatuto do Idoso e a legislação específica, a profissão de Cuidador de Idosos, os direitos trabalhistas do Cuidador de Idosos, os grandes problemas na saúde dos idosos, a comunicação com o idoso e sua família, as rotinas no trabalho com o idoso dependente e o cuidado que o Cuidador deve ter consigo mesmo.
A programação das atividades está a cargo da assistente social Nayara Jauhar, que conta com a assessoria técnica voluntária da psicóloga Alessandra Brisighello. A proposta inicial é realizar à cada 40 dias um evento específico.
Neste primeiro evento o Diretor Financeiro João Alfredo Spada apresentou um módulo sobre a legislação de Direitos do Idosos e toda a organização institucional para atender aos requisitos necessários à garantia de qualidade de vida e assistência aos idosos e particularmente aos idosos institucionalizados.
Na parte final foi realizado uma conversa com todos os colaboradores para alinhar expectativas e possibilidades na condução do programa.

quinta-feira, 8 de março de 2012

O Lar dos Velhinhos  parabeniza a todas as mulheres pelo dia Internacional da Mulher.


As mulheres são a maioria no voluntariado do Lar dos Velhinhos de Mococa. Dos 41 voluntários na instituição, 78% são do sexo feminino. Com essas nobres ações, elas são um grande exemplo de como é possível praticar o bem e exercer a cidadania de forma plena.

Parabéns a todas as mulheres!